Páginas

24 de nov. de 2010

Chegou a TROPA DE ELITE... Ops. São as UPP's


No fim de 2008, foi fundada no Rio de Janeiro a primeira UPP – Unidade de Polícia Pacificadora – com o intuito de tirar os traficantes das favelas. Achei super ótimo a iniciativa. Porém, ninguém pensou nas conseqüências, nas reações – já que “para toda ação existe um reação” - Só quem mora no Rio, mais especificamente na baixada, e tem que sair para trabalhar, estudar, ou para qualquer coisa sabe o que realmente aconteceu. Da madrugada do dia 23 para o dia 24, houveram 12 queimas de veículos e 13 veículos queimados. Isso até as 8:00 da manhã. Pois mais tarde, outro ônibus foi queimado em Belford Roxo. Enquanto estudava, recebi a notícia do arrastão em Nova Iguaçu, depois veio as notícias dos tiros. Pânico Total. Depois apedrejamentos em ônibus. E muita, muita violência. A causa de tudo isso? A medida criada pelo nosso governador. Que teve ótimas intenções, reconheço. Porém, não pensou nas conseqüências. Com as instalações das UPP's, para onde os traficantes vão? O que eles irão fazer? Será que eles vão abaixar cabeça, desocupar os morros e virarem pessoas honestas? É CLARO QUE NÃO! E isso era óbvio.
Dia 24 de novembro, policiais que trabalham nos escritórios do 39º batalhão, e de muitos outros, tem de trabalhar armados. Os que nunca foram às ruas em combate, terão de ir. E aí eu pergunto: COM QUE TIPO DE PREPARO ELES IRÃO PARA AS RUAS? O QUE ELES VÃO FAZER POR LÁ QUANDO SE DEREM DE FRENTE A UM BANDIDO? Sinceramente, essas são minhas maiores dúvidas. Policiais que estão de férias, curtindo o pouco momento de descanso deles têm de voltar a trabalhar. Como explicar isso aos filhos? Quantas vidas honestas isso irá custar? É revoltante que um cargo tão alto – e tão 'estudado' – quanto o de um governador não ter pensado nas conseqüências. É revoltante ter a certeza de sair, mas não ter a certeza de voltar. É triste ter que explicar a uma criança que o pai, ou a mãe, ou qualquer pessoa que ela gosta muito se foi. E o pior, é explicar a forma brutal com que se foram.
Poxa, essa é minha revolta. Pois eu tenho de sair todos os dias de manhã e voltar a noite com a certeza de que saí. Mas com a INcerteza de voltar. E garanto que essa revolta não é apenas minha. E sim, de muitos brasileiros.

CONSEQUENCIAS Sérgio Cabral, apenas CONSEQUENCIAS...
BJ,P

12 comentários:

  1. concordo com vc em mts pontos.CLARO, mais devemos saber q issas decisões deveriam, ser tomadas e e não culparia apenas o Sergio Cabral por td.O Brasil no geral esta em um relaxamento de se desesperar é óbvio q o Sérgio Cabral não pensou nas consequências ou talvez tenha pensado...deixemos isso em aberto,porém algo deveria de ser feito os bandidos traficantes não podem continuar convertendo jovens de apenas 10 anos em aviõezinhos e pequenos inflatores...A culpa não é somente dele mais de mts outros governos pq se od politicos se importassem msm com a segurança do nosso pais investiriam em mão de obra qualificada.os nossos governadores no geral deveriam aplicar dinheiro construindo centros de treinamentos para policiais
    pq msm sendo um absurdo mts dos policiais do rio não sabem atirar e a culpa não é somente deles nem somente do Sérgio Cabral mais de uma série de politicos q assumiu prometeu e ficou no poder recolhendo nosso dinheiro...
    não estou escrevendo aki em prol do Sérgio Cabral mais sim em prol da nossa nação do nosso rio cidade maravilhosa.Para se ter um Estado sem criminosidade é necessario se ter algumas perdas.Se alguns pais de familia não voltarem p casa é p seus filhos poderem crescer e não chegarem aos 18 anos viciados em drogas...A viol~encia tah "foda" isso é verdade mas de contra a isso a policia esta agindo os fuzileiros navais estão na rua...Creio que as coisas só estão no começo ,q possa ter sido uma baita falta de planejamento mais o Estado esta agindo e vamos esperar p julgar pois "a guerra apenas começou"

    ResponderExcluir
  2. Paula. Muito bom seu texto!!

    Concordo com vc e concordo com o Rodolfo! A culpa não é SÓ do Sérgio Cabral. O que estamos vendo acontecendo no Rio é resultato de muitas medidas que vêm sendo tomadas há muito tempo não só no Rio mas no Brasil como um todo.

    Pode parecer meio clichê, mas acredito que o ponto principal do problema está no não investimento na educação. As classes mais pobres continuam sem ter acesso à uma educação de qualidade e á bons empregos. E nossos governantes são especialistas em tentar resolver as coisas com medidas que não resolvem os problemas: temos bolsa isso, bolsa aquilo. Isso não resolve. Assim como não resolve mandar os criminosos pra cadeia sem oferecer oportunidades de mudança de vida pra eles. Quando eles voltam pro convívio na sociedade estão ainda piores.

    As UPPs são mais uma medida imediatista do governo, pois faz com que os bandidos migrem mas continuem atuando. E concordo que talvez não tenham pensado nas consequencias.

    Pra que haja uma mudança realmente significativa é preciso uma mudança no caráter das pessoas. E isso só é possível através de Deus, da educação e do afeto.

    Bjo pra vc e continue escrevendo!! :)

    ResponderExcluir
  3. Mas é aí que está o ponto: "Com as instalações das UPP's, para onde os traficantes vão?" se talvez, algum dia, todas as "favelas" do Rio de Janeiro já estivessem com UPP's, o número de bandidos e o número do tráfico no nosso Estado, iria diminuir, diminuir mesmo, só que eles não pensam assim, não botam mais treinamento, para que mais policiais possam estar capacitados para defender-nos. Ocupando uma favela aqui e outra ali e ficar só nisso, não vai adiantar, tem é que tomar tudo!

    ResponderExcluir
  4. esse é o fato Matheus depois q isso acabar e os policiais tomarem as favelas e se os traficantes formarem outras favelas??
    pronto chegamos onde eu queria...teremos q esperar e acreditar q nossos policiais irão combate-los.p algum lugar eles devem ir mas oq os policiais devem fazer é fechar o circo aumentar os empregos aumentar o treinamento da policia...pois assim poderemos ter um país melhor.É um fato q educação como a Fernanda disse é a solução , mas solução não dara jeito nos bandidos e sim na próxima geração...
    deve-se acabar com o trafico p q um dia a favela vire uma população de pessoas honestas e não um ninho de traficantes q dão mals exemplos a jovens de anos.pra que daki a ou anos possamos ter um pais livre dessa guerra e de jovens viciados.

    ResponderExcluir
  5. É claro, a educação é tudo.
    Com ela não vamos eliminar os bandidos atuais, mas sim a próxima geração, pois, em vez de estar roubando, matando e outras coisas mais, ele será educado para ser um trabalhador honesto.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com vocês em parte,acho que culpar um governador que entrou no governo a 4 anos por um governo de MERDA que era o do RIO DE JANEIRO,é injusto.Digamos que o Sérgio Cabral não tivesse feito as UPP'S,eles viessem combater o tráfico de drogas aqui na baixada ...
    NÃO É NEGÓCIO,o foco tinha que começar lá no rio primeiro,as favelas daqui só levam ordens dos traficantes de lá...
    Aí entro em outro tópico que sempre gera muita polêmica,a PENA DE MORTE,por mim existiria aqui sim,Pois eles pensariam 2 vezes antes de virar bandido..
    Outra coisa que deveria mudar no Brasil é a idade de RESPONDER por seus atos.
    Como seempre,as pessoas acham que uma criança não sabe o que faz....
    não sabe mesmo quando essa criança tem até 7 anos.Será que esses moralistas ainda não perceberam que estamos criando uma geração de montros,podemos votar,e não podemos receber a nossa pena ?
    Por isso que essas "crianças" vêm de frente em todas as guerras de tráfico x humanidade..
    Não tem nenhuma pena..

    ResponderExcluir
  7. concordo com a Bianca em tds os pontos ... p mim por td bem não aderir a pena de morte acho um pouco radical p um país q sempre teve as penas mt leves...
    mas a cadeia perpetua não seria ruim p começar e um outro ponto o qual ela comentou e eu concordo se podemos votar com 16 pq não ser preso com 16 as coisas deveriam ser iguais de um modo geral.
    de resto ela esta super certa...e levantando um ponto no qual a Fernanda falou educação se da sim mais q qm quer te educação se um bandido é preso e maltratado é pq fez por onde...não se deve sar educação p ele na prisão e sim punição.é oq eles merecem, não acredito q eles entres ruins e saem piores saem tão ruins qt quando entraram só q mais dispostos a cometer crimes.e com menos medo pq se cometeram os crimes uma vez passaram 5 anos e não tomaram jeito a prisão perpetua talvez faça ele pensar melhor.

    ResponderExcluir
  8. concordo com a Bianca em tds os pontos ... p mim por td bem não aderir a pena de morte acho um pouco radical p um país q sempre teve as penas mt leves...
    mas a cadeia perpetua não seria ruim p começar e um outro ponto o qual ela comentou e eu concordo se podemos votar com 16 pq não ser preso com 16 as coisas deveriam ser iguais de um modo geral.
    de resto ela esta super certa...e levantando um ponto no qual a Fernanda falou educação se da sim mais q qm quer te educação se um bandido é preso e maltratado é pq fez por onde...não se deve sar educação p ele na prisão e sim punição.é oq eles merecem, não acredito q eles entres ruins e saem piores saem tão ruins qt quando entraram só q mais dispostos a cometer crimes.e com menos medo pq se cometeram os crimes uma vez passaram 5 anos e não tomaram jeito a prisão perpetua talvez faça ele pensar melhor.

    ResponderExcluir
  9. Sonhos que “temos “ que ter.
    Vamos lá galerinha, as coisas não estão bem concordo... Mas, a sociedade estava já de “saco cheio” dos desmandos e das investidas contra o direito de liberdade de ir e vir.
    “Somos quem podemos ser Sonhos que podemos ter” a letra de Humberto Gessinger nos reflete o temos hoje no dia a dia. Nós que tentamos ser aquilo que queremos, que lutamos diariamente pra sobreviver nessa “selva de pedra”, vemos nossos sonhos e desejos sendo ignorados, sendo massacrados por toda essa gama de condições adversas as nossas vontades. Se as UPPs estão de certa forma acalentando os sonhos de muitos que veêm nelas a tão sonhada liberdade de ir e vir, se tornando uma realidade, intranzigente seria da minha parte ignorar que tudo poder estar mudando de certa forma para aqueles que vivem nessas localidades. Utopia – talvez – mas, ainda podemos ter sonhos.
    Esses marginais levaram décadas para seorganizarem em facções, até mesmo mais organizada que o Estado, mas, na condição de cidadãos em que nos encontramos devemos olhar para o futuro e desejar que - já que começou – que acabe ! Da melhor forma possível o Estado com suas “armas” mesmo desqualificadas, estão tentando combater forças que se instalaram quando a maioria de vocês nem tinham nascidos. O que acontece hoje no Rio só nos dá a certeza de que a realidade está mudando, e o pai que sai para labutar diariamente têm todo o direito de dizer aos seus filhos e esposa: Fiquem com Deus, logo mais estarei de volta! – com a certeza de que isso ira se realizar.
    Estamos numa Guerra atualmente, mas quem disse que nunca tivemos em uma¿ Nossa História está repleta de “heróis” e de revoluções onde o povo pegou em armas para se defender, hoje, não precisamos “pegar” nas armas, mas aos homens que estão dando suas vidas, obedecendo ordéns de seus superiores para retirar essas ervas daninhas do nosso meio, esses sim, devem ser reconhecidos como heróis.
    Vamos torcer para que tudo de certo e que Deus nos ajude a compreender a realidade que nos cerca.

    ResponderExcluir
  10. Bem quem disse que ele não pensou nisso ? Em ponto de vista particular enxergo que o nosso Grandioso Governado não estava preocupado com a Baixada ou para onde os Bandidos iriam ele estava preocupado em tira-los do Centro e da Zona "nobre" do Rio de Janeiro, para que e para quem ? Para Olimpíadas e Copa do Mundo, com isso obter uma "boa" FALSA imagem para o Mundo. Além disso todas as UPP`s e Operações são para as Elites, para os poderosos e muito menos para a gente "simples" trabalhadores. Isso que está acontecendo hoje é fruto do passado, do descaso e falta de humanidade. Não será diferente ou estranho se o Crime voltar ao o que era antes, terá que haver muito investimento do Governo, terão que roubar um pouco menos e dividir um pouco mais. É estranho um Vereador com Salário de 10 Mil Reais, ter 2 Carros na Garagem, sendo 1 deles um Camaro, um filha estudando na Inglaterra e além de tudo viajando com a Família para Miami... Só 10 Mil Reais ?
    É vergonhoso, mas esse é o nosso Brasil, esse é nosso Rio e esse é nosso Governado...Brasil nunca foi esmagado por uma Guerra, não possui terremotos, não sofre com vulcões e ainda consegue ser um País Emergente ?
    Alemanha e França Países que foram levados ao Chão, hoje conseguem ser Uma das maiores potência... França com a Melhor Educação Mundial e Alemanha com a Maior Economia Lucrativa do Mundo. Não são meus Países, porém tenho que reconhece-los são povos de culturas exemplares, contrário do meu Brasil.

    Muitos homens querem ser Ricos, muitos Ricos querem ser Reis, muitos Reis quem ser Deuses...Mas o único Homem chamado de Filho de Deus, quis ser Homem. Ensinamento do Mestre dos Mestres

    ResponderExcluir
  11. O movimento começou, o lixo fede nas calçadas.
    Todo mundo circulando, as avenidas congestionadas.
    O dia terminou, a violência continua.
    Todo mundo provocando todo mundo nas ruas.
    A violência está em todo lugar.
    Não é por causa do álcool,
    Nem é por causa das drogas.
    A violência é nossa vizinha,
    Não é só por culpa sua,
    Nem é só por culpa minha.
    Violência gera violência.
    Violência doméstica, violência cotidiana,
    São gemidos de dor, todo mundo se engana...
    Você não tem o que fazer, saia pra rua,
    Pra quebrar minha cabeça ou pra que quebrem a sua.
    Violência gera violência.
    Com os amigos que tenho não preciso inimigos.
    Aí fora ninguém fala comigo.
    Será que tudo está podre, será que todos estão vazios?
    Não existe razão, nem existem motivos.
    Não adianta suplicar porque ninguém responde,
    Não adianta implorar, todo mundo se esconde.
    É difícil acreditar que somos nós os culpados,
    É mais fácil culpar deus ou então o diabo.
    O crime é venerado e posto em uso por toda terra,
    De um pólo a outro se imolam vidas humanas.
    No reino de Zópito os pais degolam os próprios filhos,
    Seja qual for o sexo, desde que sua cara não lhes agrade.
    Os coreanos incham o corpo da vítima a custa de vinagre
    E depois de estar assim inchado, matam-no a pauladas.
    Os irmãos Morávios mandavam matar com cócegas

    ResponderExcluir
  12. Musica, cedida por Arnaldo Antunes Titãs - Violência

    ResponderExcluir

Gostou?
Comenta e volte sempre que quiser :)