Páginas

12 de jun. de 2012

a verdade dos meus pensamentos sobre 12 de junho...



Além das festas juninas, que outras datas comemorativas presenteáveis vocês conhecem em junho? Dia dos namorados. ê/

Maaaaas, vocês sabem quem trouxe, e por que no dia 12 de junho?  

A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o comerciante João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes. A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentim — que nos países do hemisfério norte ocorre em 14 de fevereiro e é utilizada para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados.
"Ah, Paula, mas, 12 de junho, é véspera do dia de Santo Antônio. O Santo casamenteiro." 

Ok. Claro, que eles teriam que se basear em algo para colocar essa data ali. Nada melhor do que a data do coitado do santo que fica de cabeça pra baixo para as pessoas desesperadas saírem da "solidão"

"Tudo bem. Mas, e o dia 14 de fevereiro? Por que você prefere 'comemorar' nesse dia??"

Boralá: A muito tempo atrás, no império Romano, o imperador Claudius II proibiu casamentos durante as guerras, acreditando que os solteiros combatiam melhor. O bispo, acreditando no amor verdadeiro, continuou realizando os casamentos, e se não me engano, casou-se também. Até que ele foi descoberto, preso e condenado a morte.

Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão*. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Ah, dia 14, é o dia de sua morte :) 
 
 E, além de São Valentim, existe outras de coisas como: véspera de luperciais (festa em homenagem a Juno e Pan); e, na Idade Média, diziam que o dia 14 era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros.  

*uma parte que eu não acredito muito. seilá.

Mas, calmaí, não disse que não vou comemorar em junho também... Afinal, sou brasileira, né? E, como toda pessoa apaixonada, não ia perder a oportunidade. Vocês já viram o que eu escolhi? Não? Tem um post aqui! E, depois terá outro mostrando o meu. 

Afinal, dia de celebrar o amor, é...  TODO DIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?
Comenta e volte sempre que quiser :)