Páginas

11 de set. de 2012

um futuro, às nossas crianças


Uma vez li uma frase do tipo: "não devemos dar o planeta de mãos beijadas à nossa futura geração, e sim ensiná-los a cuidar". Não lembro onde (e nem como) estava escrito, mas era essa a mensagem. E ela pairou sobre a minha cabeça. Pensei nela durante dias, até que concluí que era sem dúvida uma das frases que eu, como professora, deveria ter em mente.

Salvar o planeta para deixar nas mãos de quem não terá a mínima noção de como conservá-lo, é furada. É como uma mesada: Se toda vez que uma criança precisar do dinheiro e o pai lhe der, quando ela tiver o seu próprio, fará dívidas. Já, se o pai der uma mesada e ensinar a usar calculadamente e com consciência, quando ela crescer, dificilmente se enrolará nas dívidas e contas. Tudo que devemos aprender, se aprendêssemos na infância, seria mais fácil. Ainda não temos preocupações nessa fase, e acabamos aprendendo brincando. 

Mas, para ensinarmos alguma coisa, devemos primeiro saber como fazer. Ou você acha que as receitas da Ana Maria Braga são feitas na hora? Ou você acha que seu professor de matemática pensa em alguma coisa complicada e te passa na hora?

Devemos aprender como ter um mundo sustentável desde já. E uma ótima maneira é além de googlar algumas muitas coisas, pesquisar direto da fonte (acho que mais conhecida do mundo!): o Greenpeace. 
Desde sempre eu ouço que estamos desmatando muito a troco de nada, ouço que o gelo está derretendo, e ouço também que o petróleo está vazando e poluindo nossas águas. Mas, nunca procurei me informar. 
Porém, desde que comecei a me interessar em saber disso tudo (obrigada, Vida) e, encontrei a Liga das Florestas (essa vocês já assinaram?), comecei a receber e-mails do Greenpeace que coletavam assinaturas e explicavam cada detalhe do que está acontecendo: a última é a campanha Salve o Ártico. E, logo a baixo diz: "O Ártico, que já derrete, está ameaçado pela exploração de petróleo, pesca predatória e pela guerra."  

Preciso dizer mais alguma coisa? Bem, se sim, lá no site eles te explicam tudinho sobre o derretimento, o petróleo, a pesca e a guerra. Depois de ler isso, você com certeza se sentirá motivado a ajudar o planeta e a divulgar também. 

Ah, e uma ótima ideia para pais e professores, é ler de uma forma que os pequenos entendam e incentivá-los a melhorar o mundo. Assim, quando eles crescerem passaram isso para frente e o futuro do planeta, estará garantido. 
Assim como uma andorinha só não faz verão, um ser humano só não salva o mundo. É preciso de muito mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?
Comenta e volte sempre que quiser :)